18/07/2016

Uma União Ibérica seria mais coesa do que a dividida UE

Lido no DN de 18.07.2016, referindo uma sondagem do Real Instituto Elcano.

Quase sete em cada 10 portugueses concorda que Portugal e Espanha "deviam avançar até alguma forma de união política Ibérica", segundo uma sondagem publicada pelo Real Instituto Elcano, em Madrid."...
O estudo conclui que os portugueses têm uma imagem muito positiva de Espanha, um país que consideram muito similar ao seu, apesar de metade deles verem "aspetos negativos na forte presença de empresas espanholas no seu país, relacionados com um certo receio de ser colonizados".
Três em cada quatro portugueses (74%) defendem que a Espanha deve ser o seu melhor aliado na União Europeia, mas só 62% está convencido que isso acontece realmente.
Uma percentagem expressiva de 83% de portugueses acreditam que Portugal e Espanha têm os mesmos interesses no que diz respeito à política internacional, mas apenas 63% afirma que os dois países atuam de forma coordenada nessa dimensão internacional.
O barómetro ...  revela que 74% dos portugueses elegem a Espanha como o parceiro europeu que devia ser o melhor aliado de Portugal, muito acima da percentagem em França (38%) e na Alemanha (24%)."
 ..............................
Isto seria o reavivar do antigo projeto de uma Federação Ibérica que poderia ser, a longo prazo, benéfica para a Galiza, a Catalunha, o País Basco e a Andaluzia. A força  contra o "colonialismo" que a UE tenta exercer sobre os países do sul seria notória.

Sem comentários:

Enviar um comentário